Quem sou eu

Pastor: Rev. Lucas Magalhães Rua:Francisco Ribeiro, 85 e-mail:ipnepomuceno@gmail.com 3861.1393; 9115.0486; 9916.2225

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A EDDIE-FICAÇÃO DA IGREJA


Esta semana, li uma história bem pequena, mas que me deixou bastante preocupado. Tratava-se da história de um homem chamado Eddie. Um cliente de um mercado descobriu que Eddie, um balconista vagaroso que um dia não estava presente.


“Onde está o Eddie? Ele está doente?
“Não” foi a resposta...”Ele não trabalha mais aqui”
“E você já tem alguém em mente para ocupara a sua vaga?”
“Não! Eddie não deixou nenhuma vaga!”


Infelizmente, existem vários “Eddies” dentro das Igrejas. Desaparecem e não são notados. Talvez isso se dê por dois motivos:
PRIMEIRO: Não existe um senso de Corpo de Cristo aonde os cristãos vivem em comunidade conhecendo e servindo uns aos outros;

SEGUNDO:Muitos, por decisão própria, tem decidido ficar sentado no banco da Igreja, indispostos a se envolver! Pesquisas apontam que 80% dos membros das Igrejas contribuem muito pouco ou nada com seus dons para a vida funcional da Igreja. A Igreja do século XXI, de uma forma geral, vive o fenômeno da “Eddie-ficação” da Igreja. Uma grande parte dos membros da Igreja é consumidora ao invés de produtora.

Não queremos que a Segunda Igreja se torne um auditório de “Eddies.” Não sonhamos com um modelo de Igreja onde: “As pessoas vão para a construção (templo), em um dia especial da semana (domingo) e alguém (diácono, presbítero, pastor) faz alguma coisa para elas (ensino, pregação, ministração) ou por elas (um ritual ou entretenimento) por um preço (ofertas). O Senhor da Seara também não sonhou com uma Igreja assim...(leia todo o capítulo 12 de 1ª Coríntios e veja!). A vida cristã é muito mais do que vir ao culto no fim de semana! Somos chamados por Deus para exercer os nossos dons!

Qual é o seu dom? O que Deus tem colocado em suas mãos para que você frutifique nesta geração? Afinal de contas, você já descobriu a sua missão? Queremos ajudá-lo dizendo que você foi criado para cumprir pelo menos cinco propósitos:

Você foi criado para o prazer de Deus. (A sua vida tem trazido alegria ao coração de Deus?)

Você foi criado pertencer à família de Deus. Você já faz parte da família de Deus? Leia Jo 1.11-12)

Você foi criado para se tornar semelhante à Cristo. (As suas atitudes cotidianas refletem o caráter de Cristo às pessoas que te cercam?)

Você foi criado para servir a Deus. (Como você tem servido à Deus? Quanto dos seus dons, talentos, tempo, dinheiro, energia você tem dedicado à Deus?)

Você foi criado com um missão – anunciar e viver o amor de Deus ao próximo. (Você está cumprindo a sua missão? A quantas pessoas você falou sobre o amor de Cristo nesta semana?)

Levante-se! Trabalhe! Edifique com os dons que Deus têm dado à você! Não se contente em ser um consumidor na Igreja, seja um produtor! “Sê tu uma bênção!” (Gn 12.2)


(Este editorial publicado no boletim dominical da Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras em Novembro de 2007. Foi baseado em artigos dos livros "A Segunda Reforma" e "Uma Vida com Propósito")

Um comentário:

Divinius disse...

ACREDITAR EM ALGO É MELHOR QUE NÃO ACREDITAR EM NADA...
Gostei de ler:)
A LUZ QUE TE DEIXO É DA COR DA MINHA VIDA...)
Comenta o meu blog:)